Microsoft anuncia a expansão do Copilot Pro e do Copilot para empresas de todos os tamanhos com o Microsoft 365

Tempo de leitura: 8 minutos

Atualização na linha de produtos Copilot

A Microsoft anunciou uma expansão significativa do Copilot Pro e Copilot para o Microsoft 365, abrindo novas fronteiras para indivíduos e empresas de todos os tamanhos. Esta expansão é um marco no compromisso da empresa em democratizar o acesso à inteligência artificial, levando o poder da IA generativa para ambientes de trabalho e para a vida cotidiana de modo geral. A adoção do Copilot já é notável em grandes corporações, como Visa, BP, Honda e Pfizer. Um fato impressionante é que 40% das empresas listadas na Fortune 100 já participaram do Programa de Acesso Antecipado do Copilot, demonstrando o amplo interesse e a confiança no potencial dessa tecnologia.

A Microsoft não apenas expandiu o alcance do Copilot, mas também atualizou sua linha de produtos. Uma das atualizações mais notáveis é a introdução da nova assinatura Copilot Pro, especialmente projetada para indivíduos. Esta assinatura vem para complementar a oferta para pequenas e médias empresas. Uma mudança fundamental é a eliminação do requisito de um número mínimo de seats para os planos comerciais, o que torna o Copilot acessível para uma ampla variedade de usuários. Isso significa que tanto indivíduos quanto grandes corporações podem se beneficiar das capacidades avançadas do Copilot, uma ferramenta que visa aumentar a criatividade, produtividade e habilidades gerais dos usuários.

Tabela de opções do Microsoft Copilot
Tabela de opções do Microsoft Copilot

Detalhes da assinatura Copilot Pro

Inicialmente, a Microsoft está anunciando uma novidade na linha de produtos Copilot: o Copilot Pro — uma nova modalidade de assinatura do Copilot, destinada a indivíduos, com um custo de US$ 20 por pessoa/ mês.

Esta assinatura oferece capacidades essenciais que operam em vários dispositivos, compreendendo o contexto do usuário na web, no PC, em aplicativos e em breve em dispositivos móveis. Inclui também proteção de dados comerciais e acesso prioritário aos modelos mais recentes da OpenAI, como o GPT-4 Turbo. Os assinantes do Microsoft 365 Personal e Family já podem utilizar o Copilot em aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote no PC, e em breve esta funcionalidade será estendida para Mac e iPad.

Assinatura do Microsoft Copilot Pro
Assinatura do Microsoft Copilot Pro (Captura de tela de Mauricio Cassemiro/ VisionShare Tecnologia)

O Copilot Pro é caracterizado por oferecer recursos essenciais em uma experiência unificada, operacional em todos os seus dispositivos. Ele compreende o seu contexto tanto na Web quanto no seu PC, em seus aplicativos e, brevemente, também no seu telefone. Essa funcionalidade foi projetada para fornecer as habilidades necessárias exatamente quando você precisar delas. Além disso, o Copilot Pro possui a funcionalidade de “web grounding”, garantindo acesso constante às informações mais atualizadas. Ao se conectar ao Copilot utilizando sua ID do Microsoft Entra, você recebe proteção gratuita para os seus dados comerciais. Isso implica que os dados de bate-papo não são armazenados, a Microsoft não possui acesso imediato a eles, e esses dados não são utilizados para o treinamento de modelos de inteligência artificial.

Tela do Microsoft Copilot Pro no navegador Edge
Tela do Microsoft Copilot Pro no navegador Edge (Captura de tela de Mauricio Cassemiro/ VisionShare Tecnologia)

O Copilot Pro oferece acesso prioritário aos modelos mais recentes, começando com o GPT-4 Turbo da OpenAI. Com isso, você terá acesso preferencial ao GPT-4 Turbo em horários de alta demanda, garantindo um desempenho mais rápido. Em breve, será possível alternar entre diferentes modelos para otimizar sua experiência conforme sua escolha. Os assinantes do Microsoft 365 Personal e Family já podem utilizar o Copilot em programas como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote no PC, no Mac, dispositivos Android e iOS. Uma das funcionalidades é a criação avançada de imagens de IA com o Microsoft Designer (anteriormente conhecido como Bing Image Creator), que oferece imagens de maior qualidade, rapidez e detalhes, incluindo o formato de imagem na orientação paisagem. O Microsoft Designer usa o DALL·E 3. Além disso, o Copilot Pro possibilita a criação de seu próprio Copilot GPT — um Copilot pré-personalizado focado em um tópico específico — por meio do novo Copilot GPT Builder (em breve) utilizando um conjunto simples de prompts.

Copilot para Microsoft 365 e Copilot Studio

Para as organizações, o Copilot para Microsoft 365 oferece não apenas acesso aos modelos mais avançados, mas também a integração completa com o ecossistema de dados do Microsoft Graph. Uma das inovações mais interessantes é o Copilot Studio. Com ele, organizações podem personalizar o Copilot para o Microsoft 365 para suas necessidades específicas, desenvolvendo seus próprios copilotos e plugins personalizados. Isso abre um leque de possibilidades para customização e inovação dentro das empresas.

Incentivamos a inscrição para uma avaliação gratuita. Enquanto o Copilot Pro é a principal experiência oferecida para indivíduos, o Copilot para Microsoft 365 se destaca como a melhor experiência para organizações. Com o Copilot para Microsoft 365, você obtém o mesmo acesso prioritário aos modelos mais recentes. Ele está integrado ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Microsoft Teams, tudo isso em conjunto com o universo de dados disponíveis no Microsoft Graph. Além disso, possui proteção de dados de nível empresarial, o que significa que ele herda as políticas existentes de segurança, privacidade, identidade e conformidade do Microsoft 365. O pacote inclui também o Copilot Studio, permitindo que as organizações personalizem o Copilot para Microsoft 365, criem seus próprios copilots e plugins personalizados, além de gerenciarem e protegerem suas personalizações e copilots autônomos com controles adequados de acesso, dados, usuários e análises.

Tela do Copilot para Microsoft 365
Tela do Copilot para Microsoft 365

O Copilot para Microsoft 365 representa a melhor experiência da Microsoft para organizações, diferentemente do Copilot Pro, que é voltado para indivíduos. Esta versão para organizações também oferece acesso prioritário aos modelos mais recentes, incluindo o Copilot integrado ao Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Microsoft Teams, tudo isso combinado com os dados disponíveis no Microsoft Graph. O Copilot para Microsoft 365 conta com proteção de dados de nível empresarial, herda as políticas de segurança, privacidade, identidade e conformidade já existentes do Microsoft 365. Adicionalmente, inclui o Copilot Studio, permitindo que as organizações personalizem o Copilot para Microsoft 365, criem seus próprios copilots e plugins personalizados, além de gerenciar e proteger essas personalizações e copilots autônomos com controles adequados de acesso, dados, usuários e análises.

Botão do Copilot Pro na faixa de opções do Word para Mac e sua caixa de interação contextual que aparece para inserção do prompt de comando.
Botão do Copilot Pro na faixa de opções do Word para Mac e sua caixa de interação contextual que aparece para inserção do prompt de comando. (Captura de tela de Mauricio Cassemiro/ VisionShare Tecnologia)
Barra lateral direita do Copilot no Word para Mac oferecendo algumas automações que ele pode fazer quando se seleciona algum trecho de texto no ducmento.
Barra lateral direita do Copilot no Word para Mac oferecendo algumas automações que ele pode fazer quando se seleciona algum trecho de texto no ducumento. (captura de tela de Mauricio Cassemiro/ VisionShare Tecnologia)

Mudanças principais para capacitar organizações com IA

A Microsoft está implementando três mudanças principais para empoderar todas as organizações no uso da Inteligência Artificial. Primeiramente, eliminou o limite mínimo de 300 seats para a compra do Copilot para Microsoft 365 em planos comerciais. Essa mudança é significativa, ao tornar a tecnologia acessível a um espectro mais amplo de empresas. Em segundo lugar, removeu o pré-requisito do Microsoft 365 para o Copilot, tornando-o disponível também para clientes do Office 365 E3 e E5. Por fim, a Microsoft anunciou que o Copilot para Microsoft 365 agora está disponível para pequenas e médias empresas, com um custo acessível de US$ 30 por usuário por mês.

Disponibilidade do Copilot através de parceiros comerciais

Agora, parceiros comerciais, incluindo pequenas e médias empresas, têm a opção de adquirir o Copilot para Microsoft 365 por meio da rede de parceiros Cloud Solution Provider (CSP’s) da Microsoft. Isso facilita o acesso a essa tecnologia inovadora. Adicionalmente, um mês após anunciar a disponibilidade do Copilot para Microsoft 365 para clientes educacionais, a Microsoft está expandindo essa oferta para incluir licenças de educação sem um mínimo de seats requeridos.

Somos (falo aqui em nome da minha consultoria de TI especializada em soluções Microsoft e autorizada como revenda oficial; a VisionShare Tecnologia) um destes parceiros e estamos preparados para a revenda da licença de Copilot para Microsoft 365. Interessados podem mandar e-mail para ✉️ licenciamento@visionsharetecnologia.com.br.

Conclusão

Essas atualizações e expansões são reflexo do compromisso da Microsoft em liderar a era da inteligência artificial, empoderando indivíduos, pequenas empresas e grandes corporações. Esta iniciativa está alinhada com a visão da Microsoft de um futuro no qual a IA é uma ferramenta essencial e acessível para todos, impulsionando a inovação e a eficiência em diversos setores e atividades.

Assista abaixo um vídeo da Microsoft que traduzi sobre o modus operandi do Copilot:

Neste outro vídeo aqui eu explico sobre as três opções: