JivoChat

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje eu venho mostrar para você, leitor, uma solução de chat para seus sites e canais. O JivoChat (assim juntinho mesmo).

Durante mais um menos 1 ano eu testei algumas soluções de chat para empresas e o JivoChat foi a que mais caiu em minhas graças.

Dentre as opções que analisei, o JivoChat se sobressai em muitas como:

Interface de operador

O JivoChat, na minha opinião, tem a melhor, mais completa e mais eficiente interface para seus operadores de atendimento que irão integrar a equipe de linha de frente. Dá uma olhadinha no que eu estou dizendo:

Interface de operador

Esta interface traz algumas áreas que ajudam os atendentes a se organizarem em seus processos e rotinas de atendimento.

A primeira área, chamada de Caixa de Entrada, traz as novas solicitações de chat que a solução roteia para os atendentes:

Área de Caixa de Entrada

Assim que algum potencial cliente acessa o chat e chama um atendente, uma notificação aparece no ícone da área de Caixa de Entrada:

Chamada de atendimento

Área de Caixa de Entrada 2

Assim que o operador/atendente aceita o atendimento, a conversa passa para a segunda área (área Conversas):

Atendimento aceito passa de Caixa de Entrada para Conversas

Daqui em diante o atendimento discorre como em qualquer chat, com identificadores por foto e nome, log de horários para cada mensagem postada, etc.

Algumas coisas são bem interessantes de mostrar como. por exemplo, o site de onde está vindo o atendimento.

Eu, por exemplo, implementei o chat em 3 lugares. Meu blog, meu site de consultoria e minha plataforma EAD e dá para saber quando o meu potencial cliente vem de cada um destes canais.

Neste meu exemplo acima, dá para ver que está vindo do meu site de treinamentos (Plataforma EAD), observe:

Origem do chamado

Isso é importante pois você pode personalizar o seu atendimento. O público alvo do meu blog tem um perfil e o público alvo dos outros canais tem perfil um pouco diferente.

Uma outra coisa que acho muito boa no JivoChat é a possibilidade do próprio cliente potencial preencher seus dados básicos (nome, e-mail e telefone).

Alguns instantes após solicitar atendimento, a janela do JivoChat possibilita que o cliente potencial preencha seus dados, veja:

Janela de Chat  antes de preencher dados  Janela de Chat 2

Assim que o cliente potencial preenche as informações básicas, o operador já enxerga essas informações e pode iniciar um atendimento mais personalizado, chamando-o pelo nome, por exemplo, ou otimizar a conversa não precisando solicitar telefone e e-mail uma vez que já foram previamente preenchidos:

Dados do cliente potencial

A situação é ainda melhor quando o cliente potencial, ao preencher o campo de e-mail, usa um endereço de e-mail que também usa para logar nas suas redes sociais.

Para este cenário a ferramenta do JivoChat puxa todos os perfis associados e a foto de um dos perfil, veja:

Notificação com integrações de perfis sociais

Detalhes dos perfis sociais

Por último, a ferramenta também consegue capturar (por geolocalização e IP) a região geográfica que o dispositivo que o cliente potencial está usando para entrar em contato.

Algumas vezes a localização nao é exata. No exemplo acima, solicitei atendimento a partir de Itapecerica e apareceu Jandira.

Essas informações prévias todas servem para que você já conheça de antemão seu cliente potencial. Visitando seus perfis nas redes sociais você consegue conhecê-lo um pouco mais. Suas postagens, gostos, comportamentos, etc.

Na terceira área (área Visitantes) você pode acompanhar em tempo real o tráfego de visitas dos seus sites onde têm o JivoChat instalado, veja:

Visitas

O nível de informações que você tem aqui é bem bacana.

Você consegue identificar de que lugar do mundo está vindo o acesso, à quanto tempo a pessoa está no seu site, a quantidade de visitas que aquela pessoa já fez em seu site, se já houve alguma conversa passada, a quantidade páginas visualizadas dentro do site, status (se teve convite pró ativo do site ou não) e como a pessoa chegou até o site (por tráfego direto, por pesquisa no Google ou por linkagem a partir de outro site/página).

Estas informações, para quem entende o que eu estou querendo dizer, são valiosíssimas para a área de venda e para a análise de indicadores.

Com base nestes dados você pode montar diversas estratégias de vendas, marketing e campanhas.

A área Equipe é a 4ª e última área da interface de operador do JivoChat. Ela mostra a relação de atendentes, se estão conectados no momento (online, ausentes ou desconectados), a contagem de conversas aceitas, rejeitadas e o tempo médio de resposta que este operador.

Para você que coordena atendentes e operadores, é uma ferramenta excelente para entender como está o desempenho do seu time de atendimento, poder agir com base em dados-fato e melhorar sempre seus indicadores de desempenho.

Equipe

 

Atendimento Multi Channel

Um dos pontos que mais chamam a atenção do JivoChat é que ele tem a capacitade de ser a sua ferramenta de atendimento multi channel, ou seja, você pode usá-lo como ferramenta de atendimento centralizada e receber as solicitações de atendimento de todos os seus canais.

Quando eu falo em canais, não estou me referindo apenas aos sites e blogs. Destes eu já falei e mostrei que é possível. Estou me referindo à canais especiais como o Viber, o Messenger do Facebook, o Telegram e até nos próprios aplicativos da sua empresa com o SDK pronto do JivoChat.

Multi Channel

 

Aplicativos de atendimento para várias plataformas

Considero um grande diferencial esse. Ter uma aplicação de suporte para o operador tendo ele uma máquina Windows, Mac, um dispositivo tablet/smartphone iOS ou Android, é ter também um cenário de atendimento Multi Device:

Multi Device

Plataformas

Eu, por exemplo, quando estou atendendo clientes no meu aplicativo JivoChat em minha máquina Windows ou meu Mac no meu escritório posso, tranquilamente, desligar minhas máquinas e pegar um Uber para ir à um cliente sem a anecessidade de parar o atendimento ou perder os próximos pois tenho tambem o app no meu iPhone e continuo o atendimento em perfil móvel. É muito prático!!!

Acompanhe abaixo todas as funcionalidades da solução:

Funcionalidades Jivo Chat

TESTE AQUI gratuitamente! Super recomendo!