O que é CRM?

Tempo de leitura: 2 minutos

Sigla/ acrônimo de Customer Relationship Management, o CRM é um conjunto de práticas, estratégias de negócios e ferramentas focadas no relacionamento com o cliente.

Comerciante atendendo clientes pelo smartphone

Possibilita uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com clientes visando satisfação, fidelização e, por fim, vendas.

Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com os clientes, apoiadores, funcionários, leads (clientes potenciais), assinantes de listas de e-mail e oportunidades de vendas.

Não se deixe enganar pela palavra “clientes”: embora a meta seja usar esses dados do cliente para construir e fortalecer relações, um CRM também pode ser usado para gerenciar relacionamentos com indivíduos em todos os níveis.

CRM
Profissional realizando gestão de atendimento omnichannel no CRM

A prática de gerenciamento de relacionamento com clientes inclui não apenas as diretrizes sobre como direcionar interações, mas também ferramentas CRM para organização e rastreamento de informações relevantes necessárias para encontrar clientes potenciais, criar o engajamento dos leads, fechar negócios, manter clientes, estabelecer relações mais sólidas, aumentar vendas, criar um serviço ao cliente mais personalizado e, enfim, tornar os processos mais eficientes.

Internamente, um CRM pode ajudar vendedores a automatizarem suas atividades de vendas enquanto gerentes acompanham o desempenho da equipe. Com um CRM, você vai saber exatamente quando precisa entrar em contato com seus leads, o que dizer e como dizer.

O tópico CRM e o desafio de escolher o melhor sistema para a sua empresa pode ser intimidador.

Nos vídeos abaixo eu e a Pipedrive explica o que é o customer relationship management (gerenciamento de relacionamento com clientes) e mostrar como uma estratégia CRM pode ajudar na criação de uma base para o crescimento sustentável de negócios.

Ouça na Spotify meu episódio de podcast sobre o tema “CRM”…

Caso tenha interesse em testar, gratuitamente por 30 dias, contratar consultoria para migração, implantação e/ou capacitação no CRM Pipedrive; clique nos botões abaixo: