Microsoft Teams

O Microsoft Teams reúne toda a amplitude e a profundidade do Office 365 para oferecer um verdadeiro hub baseado em bate-papo para trabalhos em equipe e oferecer aos clientes a oportunidade de criar um ambiente mais aberto, fluido e digital. O Microsoft Teams é desenvolvido com as tecnologias existentes da Microsoft, reunidas aos grupos do Office 365.

Microsoft Teams em diferentes dispositivos

Pode ser considerado como uma plataforma de colaboração baseada em chat. As equipes podem estar descobrindo o Teams agora, algum tempo depois do Slack, mas graças à sua integração com o Office 365, tem alguns truques próprios na manga e aqui pra nós… está muito melhor Winking smile

Desenvolvi um desenho de como funciona a arquitetura do Teams:

Arquitetura do Microsoft Teams

O recurso persistente de bate-papo do Teams é proporcionado por um serviço de bate-papo que interage com o substrato do Office 365, abordando muitos dos recursos internos do Office 365, como o arquivamento e o eDiscovery para os dados que estão sendo trocados no Teams. Semelhante ao Persistent Chat do Skype for Business:

Persistent Chat Skype for Busines

Infraestrutura do Microsoft Teams

O Teams é desenvolvido com as tecnologias existentes da Microsoft, reunidas aos grupos do Office 365. Alimentado pela nuvem da Microsoft, as organizações podem esperar um excelente desempenho e confiabilidade ao aproveitar o Teams como parte da sua história de colaboração.

Uma equipe criada no Teams criará um grupo do Office 365, um site do SharePoint Online (completo, com uma biblioteca de documentos) e uma caixa de correio de grupo do Exchange Online, que será usada pelo Teams ara armazenar informações, como convites de reunião. Uma equipe pode ser criada usando os Grupos existentes do Office 365, permitindo que as assinaturas de grupo existentes e os conteúdos armazenados no SharePoint Online e no Exchange Online sejam transferidos ao Teams.

Para complementar o recurso do Teams como uma plataforma de bate-papo persistente onde ocorrem conversas informais e em tempo real, o Teams também oferece uma experiência de reunião construída em uma infraestrutura de última geração baseada em nuvem, que também é utilizada para o Skype e o Skype for Business. Esses investimentos em tecnologia incluem serviços em nuvem baseados no Azure para processamento e sinalização de mídia, codecs de vídeo H.264, codecs de áudio SILK e Opus, resiliência de rede, telemetria e diagnósticos de qualidade.

Os Grupos do Office 365 aproveitam as identidades armazenadas no Azure Active Directory (Azure AD) e, assim, todos os recursos de autenticação e autorização do Azure AD, como suporte para autenticação multifator (MFA), estão prontamente disponíveis para uso no Teams.

O Teams também oferece uma experiência de chamadas e reuniões construída em uma infraestrutura de última geração baseada em nuvem, que também é utilizada para o Skype e o Skype for Business. Esses investimentos em tecnologia incluem serviços em nuvem baseados no Azure para processamento e sinalização de mídia, codecs de vídeo H.264, codecs de áudio SILK e Opus, resiliência de rede, telemetria e diagnósticos de qualidade.

Para ampliar os recursos do Teams, você pode usar Conectores, Guias e Bots, disponíveis como Aplicativos, para trazer informações externas, conteúdo e interações de bots inteligentes para o Teams.

Microsoft Teams e Office 365

Os diferentes grupos têm necessidades variadas com base no seu papel funcional e estilo de trabalho. O Office 365 foi projetado para o estilo de trabalho exclusivo de cada grupo e inclui aplicativos integrados e específicos para o propósito, incluindo:

  • Outlook para e-mails profissionais, agora com a funcionalidade de grupos
  • SharePoint para sites e portais, serviços de conteúdo inteligente, automação de processos comerciais e pesquisa empresarial
  • Yammer para impulsionar as conexões em toda a empresa
  • Skype for Business como o suporte principal de voz e vídeos empresariais
  • E agora, p Microsoft Teams, o novo espaço de trabalho baseado em bate-papo do Office 365

Seguem alguns casos de uso comuns de cada aplicativo do Office 365. Para obter orientações de uso detalhadas, acesse a Biblioteca de Produtividade FastTrack.

Microsoft Teams

  • Aproveitado por usuários e equipes que desejam colaborar em tempo real com o mesmo grupo de pessoas.
  • Ajuda as equipes que desejam iterar rapidamente em um projeto, enquanto compartilham arquivos e colaboram em materiais compartilhados.
  • Permite que usuários que desejam se conectar uma grande variedade de ferramentas em seu espaço de trabalho (como Planner, Power BI, GitHub, etc.).

Outlook

  • Aproveitado por usuários que preferem colaborar no ambiente familiar de e-mails e/ou de uma forma mais formal e estruturada.
  • Fornece processos comerciais específicos que exigem o uso de e-mails para transferir documentos e informações dentro e fora dos limites corporativos.
  • Comunica e se conecta com usuários que estão fora de grupos de trabalho ou organizações imediatos.

Yammer

  • Aproveitado para ajudar a conectar usuários em toda a organização para se organizarem em comunidades de prática e compartilharem boas práticas.
  • Melhora os fluxos de trabalho multifuncionais através de uma plataforma aberta e transparente baseada em feed
  • Promove o envolvimento entre executivos e funcionários através de conversas bidirecionais entre a liderança e a base mais ampla de funcionários
  • Incentiva sua força de trabalho da linha de frente a compartilhar e receber conhecimentos e expertise

Skype for Business

  • Aproveitado para comunicação e colaboração em tempo real, interna e externamente com clientes/parceiros.
  • Proporciona reuniões com áudio, vídeo e conteúdo, com equipes grandes ou pequenas (incluindo assembleias com até 10.000 participantes).
  • Oferece funcionalidade de telefonia corporativa.

SharePoint

  • Aproveitado para sites e portais (ex.: notícias e anúncios de empresas, pesquisa e colaboração de documentos).
  • Implementa a automação de processos comerciais em bibliotecas de documentos e listas de informações, integrando o Microsoft Flow e o PowerApps.
  • O site SharePoint da equipe totalmente alimentado é provisionado para cada equipe do Microsoft Teams para armazenamento de arquivos, notícias da equipe, páginas, listas e muito mais.
  • Consulte Como o SharePoint Online e o OneDrive for Business interagem com o Teams

Visão geral de equipes e canais no Microsoft Teams

Vamos começar pensando em como o Microsoft Teams permite que equipes individuais se auto-organizem:

  • Equipes são uma coleção de pessoas, conteúdos e ferramentas em torno de diferentes projetos e trabalhos dentro de uma organização.
    • As Equipes podem ser criadas para serem privadas, apenas para usuários convidados.
    • As Equipes também podem ser criadas para serem públicas e abertas para qualquer pessoa da empresa participar (até 2500 membros).
  • Canais são seções exclusivas dentro de uma equipe para manter as conversas organizadas por tópicos, projetos e disciplinas específicas – o que funcionar melhor para a sua equipe!
    • Os canais das equipes são lugares onde todos na equipe podem conversar abertamente. Os bate-papos privados só são visíveis para as pessoas que estão no bate-papo.
    • Os canais podem ser estendidos com aplicativos que incluem Guias, Conectores e Bots.

Organograma da estrutura de componenetes do Microsoft Teams

Uma das principais atividades de planejamento precoce para envolver os usuários no Microsoft Teams é ajudar as pessoas a pensar e a entender como o Microsoft Teams pode melhorar a colaboração no seu dia a dia.

Por padrão, todos os usuários têm permissões para criar uma equipe no Microsoft Teams (para modificar isso, consulte Atribuir funções e permissões no Teams). Os usuários de um grupo existente do Office 365 pode aperfeiçoá-lo com a funcionalidade do Microsoft Teams.

Torne-se membro do nosso grupo de Microsoft Teams no Facebook vem discutir sobre a aplicação, debater, resolver questões, compartilhar boas ideias e por aí segue a lista… Vem!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com