Participantes do Windows Insider Program já podem testar o recurso OneDrive Files-On-Demand

A Microsoft está disponibilizando uma versão inicial do OneDrive Files on Demand para so Windows Insiders que instalaram o Windows 10 build 16215. A funcionalidade tão aguardada por muitos clientes e usuários de SharePoint Online e OneDrive for Business,parece estar funcionando exatamente como esperado.

Quando o Windows 10 Fall Creators Update foi anunciado em maio deste ano, uma das novidades confirmadas pela Microsoft foi o recurso OneDrive Files-On-Demand (Arquivos sob Demanda na versão em português).

Agora os participantes do Windows Insider Program rodando o Windows 10 Preview 16215, que foi disponibilizado no dia 8 de junho, já podem testar este recurso.

OneDrive Files-On-Demand no Windows 10 Preview 16215

De acordo com a descrição da Microsoft, com o recurso OneDrive Files-On-Demand você pode acessar todos os seus arquivos na nuvem sem precisar fazer o download deles e ocupar espaço em seu dispositivo. Você não precisará mudar sua forma de trabalhar, porque todos os seus arquivos, incluindo os online, poderão ser acessados no Explorador de Arquivos conforme necessário.

Antes de poder utilizar este recurso, os participantes do Windows Insider Program rodando o Windows 10 Preview build 16215 devem baixar e instalar uma versão atualizada do cliente do OneDrive. Esta versão atualizada está disponível para download aqui.

Depois de instalar a versão atualizada do cliente do OneDrive, você verá a notificação abaixo para que você habilite o recurso OneDrive Files-On-Demand:

OneDrive Files-On_Demand

Você também poderá desativá-lo nas configurações do cliente se necessário:

Configurações do OneDrive Files-On-Demand

Depois que este recurso for ativado e a sincronização for concluída, os arquivos poderão ser acessados através do Explorador de Arquivos:

OneDrive Files-On-Demand no Explorador de Arquivos

O pequeno ícone verde indica que o arquivo foi sincronizado e está sempre disponível para uso, mesmo quando o usuário estiver offline.

O pequeno ícone de nuvem indica que o arquivo está armazenado somente na nuvem e por isso é necessário estar conectado à Web para acessá-lo.

Já o ícone com as setas formando um círculo indica “sincronização pendente”. O OneDrive fará a sincronização e disponibilizará o arquivo para visualização offline quando o processo for concluído.

Em breve, publicarei um vídeo em meu canal do YouTube mostrando maiores detalhes sobre os testes deste recurso tão aguardado.

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *