Sites modernos do SharePoint 2016

Com a versão 2016 sendo constantemente atualizada para o SharePoint Online e as publicações de novas features sendo liberadas, a Microsoft redesenhou os sites e a forma como eles se comportam dentro do SharePoint.

Páginas, coluna de links laterais, layout geral da estrutura, aplicações e Web Parts, bibliotecas de documentos… tudo ganhou uma aparência remodelada e novas ferramentas e integrações que valem a pena você conferir e até pensar em migrar seus sites 2013 para a versão 2016.

Durante mais de uma década, empresas de todos os tamanhos basearam-se no Microsoft SharePoint para capacitar o trabalho em equipe, para automatizar processos de negócios, criar aplicativos de negócios e criar intranets para toda a empresa.

Como parte central do Office 365, o SharePoint sempre ofereceu, desde sua concepção, recursos de gerenciamento de conteúdo e colaboração perfeitamente integrados aos outros aplicativos que as pessoas usam todos os dias para criar e realizar co-autoria de documentos, conhecer e trabalhar com suas equipes, fazer um brainstorming, analisar e tomar decisões.

Agora, o SharePoint também está integrado com os poderosos recursos de cross-suite do Office 365, como o Office 365 Groups, o Office Graph e os controles de governança para segurança, privacidade e conformidade.

Mais de 200.000 organizações usam o SharePoint hoje e uma comunidade extraordinária de mais de 50.000 parceiros e 1 milhão de desenvolvedores compõem um ecossistema de soluções de US $ 10 bilhões em torno do SharePoint.

A Microsoft compartilha de uma visão para o SharePoint Online e SharePoint Server 2016, juntamente com o progresso até o momento e o roteiro em quatro áreas de inovação:

  • Compartilhamento e colaboração de arquivos simples e complexos em qualquer dispositivo;
  • A intranet móvel e inteligente, com sites de equipe, publicação e aplicativos de negócios modernos em sua área de trabalho e no seu bolso;
  • Uma plataforma aberta e conectada que evolui a extensibilidade do SharePoint para abraçar o desenvolvimento web moderno;
  • Investimentos em segurança, privacidade e conformidade no Office 365;

Compartilhamento de arquivos simples e complexos com colaboração em qualquer dispositivo

Quero compartilhar com você, meu leitor, a visão da Microsoft (que é a minha mesma visão) de acesso unificado e descoberta inteligente para todos os seus arquivos do Office 365, tornando mais fácil do que nunca criar, compartilhar, colaborar e gerenciar documentos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Acredito que você vai gostar da possibilidade de que os arquivos o encontrem, em vez de você ter que encontrar arquivos, se você está usando um dos aplicativos móveis da Microsoft ou a experiência intuitiva do navegador.

Com estas mudanças a Microsoft possibilita que você tenha uma sincronização de arquivos seletiva e sólida entre seu PC, Mac e arquivos off-line em seu dispositivo móvel.

Confira a nova aparência de uma biblioteca de documentos (neste caso, do OneDrive for Business):

Site moderno do SharePoint 2016

Quando você está trabalhando em aplicativos do Office, você obtém acesso instantâneo a compartilhamentos de arquivos e recursos de colaboração. Você pode usar a co-autoria de documentos em tempo real, comparar versões de documentos, atualizar metadados e compartilhar com colegas de trabalho, sem sair do aplicativo.

Quando você quer compartilhar um documento que você criou, é tão fácil quanto enviar uma mensagem de e-mail – os destinatários recebem automaticamente permissões e todos trabalham no arquivo compartilhado, eliminando a proliferação da versão e garantindo uma “única fonte de verdade”.

As seguintes capacidades serão lançadas neste trimestre:

  • Acessar bibliotecas de documentos do SharePoint Online e arquivos do Grupo de Office 365 a partir do aplicativo móvel OneDrive.
  • Descoberta inteligente de documentos do OneDrive e do SharePoint.
  • Cópia de documentos do OneDrive for Business para o SharePoint na experiência da web do OneDrive.
  • Aplicação OneDrive Universal da Windows Platform (UWP).
  • A análise do documento surgiu no OneDrive para fornecer informações sobre o uso, o alcance e o impacto dos documentos.
  • Sincronização de bibliotecas de documentos do SharePoint Online com o novo cliente de sincronização OneDrive.
  • Sincronização de pastas compartilhadas com o novo cliente de sincronização OneDrive.
  • Acesso móvel às bibliotecas de documentos do SharePoint em FARM’s locais.
  • Mova e copie arquivos entre o OneDrive e o SharePoint na experiência web.

 

A intranet móvel e inteligente

Sabemos que a intranet é o “centro nervoso” de muitas organizações. Ela fornece espaços colaborativos centrados em conteúdo que dão às equipes os recursos que precisam para trabalhar juntas.

Elas permitem aos usuários consumir e contribuir com notícias e informações dentro de suas equipes e em toda a organização. Também gerenciam o conhecimento e conectam os usuários ao conteúdo através de navegação e busca, além de hospedarem aplicativos que suportam e automatizam processos de negócios.

O SharePoint agora está tornando sua intranet mais acessível, mais inteligente e mais personalizada, com base em suas atividades em sites, pessoas com quem trabalha, o conteúdo que você trabalha e os processos de negócios que você dirige.

 

Aplicativo móvel do SharePoint – sua intranet no seu bolso

O aplicativo móvel do SharePoint, projetado para Windows, iOS e Android, coloca a sua intranet em seu bolso, com acesso completo a notícias e anúncios da empresa, pessoas, sites, conteúdo e aplicativos, independentemente de onde você está.

Aplicativo móvel do SharePoint 2016                Aplicativo móvel do SharePoint 2016

 

HOME do SharePoint

A nova página inicial do SharePoint no Office 365, lançada há pouco tempo, oferece acesso unificado a todos os seus sites – on-line e locais – e permite que você navegue perfeitamente através de sua intranet, bem como acompanhe a atividade em seus sites nesta nova visão.

Home do SharePoint 2016

 

Sites de equipe modernos

Os sites da equipe sempre estiveram no centro da colaboração com o SharePoint. Eles conectam sua equipe com o conteúdo, a informação e os aplicativos nos quais você confia. E eles permitem o compartilhamento e a comunicação dentro da equipe e em toda a organização.
A Microsoft está trazendo o poder dos sites da equipe do SharePoint e dos Grupos de Office 365 conectados uns aos outros, dando a cada grupo um site de equipe e dando aos sites da equipe o benefício de grupos para o gerenciamento simples de membros nos serviços do Office 365.

Se você estiver montando uma equipe ou iniciando um projeto, você pode criar um site de equipe a partir da nova Home do SharePoint e fornecer um Grupo do Office 365 correspondente em apenas alguns segundos, com classificação e conformidade de informações integradas.

Você encontrará uma experiência de site de equipe modernizada, com uma página inicial atraente personalizada pela inteligência do Office Graph. Bibliotecas e listas revitalizadas que permitem uma produtividade imediata com uma experiência de usuário intuitiva e fornecem metadados, gerenciamento de conteúdo e funcionalidades que podem suportar processos de negócios sofisticados.

A Microsoft também está apresentando uma nova experiência de criação e publicação de páginas que permite que você crie páginas muito mais funcionais, bonitas e ricas em recursos que sejam sensíveis, móveis e fáceis de compartilhar com sua equipe e sua organização.

Site moderno do SharePoint

 

Integração do Microsoft Flow e PowerApps

As listas do SharePoint oferecem às equipes a capacidade de acessar, compartilhar e colaborar em torno de dados estruturados. Os clientes trazem regularmente dados de outros sistemas para listas do SharePoint para oferecer suporte aos processos de negócios. Recentemente, a Microsoft anunciou o Microsoft Flow, um novo serviço para automatizar o fluxo de trabalho em todo o crescente número de aplicativos e serviços SaaS nos quais os usuários de negócios confiam. O Microsoft Flow inclui conectores que permitem trocar dados entre o SharePoint e uma variedade de serviços de Microsoft e de terceiros, como também permite armazenar e modificar esses dados no SharePoint.

Uma integração profunda ocorre entre o SharePoint e o Microsoft Flow. Isso permite criar  Fluxos diretamente de uma lista do SharePoint.

Microsoft Flow

Também foi anunciado, recentemente, o Microsoft PowerApps, o novo serviço empresarial da Microsoft para se conectar, criar e compartilhar aplicativos de negócios com membros da equipe em qualquer dispositivo em minutos. O PowerApps também está sendo integrado diretamente nos sites de equipe modernos, para que você possa criar PowerApps de plataforma cruzada que utilizem listas e bibliotecas do SharePoint como fonte de dados. A integração profunda e nativa do PowerApps e do SharePoint também gerará experiências novas e ricas com listas e bibliotecas.

 

O SharePoint Framework – plataforma aberta e conectada

O ecossistema de soluções ricas do SharePoint é um dos seus maiores recursos e a Microsoft reconhece que existem oportunidades para atender às necessidades em constante evolução dos desenvolvedores mobile-first e cloud-first do mundo.

O SharePoint Framework é um modelo de página e parte que permite o desenvolvimento do lado do cliente, permite uma integração fácil com o Microsoft Graph e suporte para ferramentas de código aberto.

Ele torna-se parte integrante de um passo evolutivo na extensibilidade do SharePoint que oferece uma nova estrutura de renderização do lado do cliente alavancando tecnologias JavaScript de código aberto. A estrutura de desenvolvimento do lado do cliente permitirá que os desenvolvedores usem estruturas modernas de modelos de JavaScript e web em todo o SharePoint na nuvem e local.

Server-side development

Modern structure.

A própria Microsoft utiliza o SharePoint Framework para criar muitas das experiências que eu estou anunciando aqui hoje, como a página inicial de um site de equipe.

As empresas agora podem criar aplicativos e experiências robustos e poderosas no SharePoint, integrando serviços no Office 365 seguindo os mesmos padrões, práticas e processos que a Microsoft usa para criar experiências nativas do SharePoint. As páginas e experiências criadas com o SharePoint Framework serão móveis por padrão e serão integradas com o aplicativo móvel do SharePoint.

O SharePoint Framework abrange as ferramentas, os frameworks e as iniciativas de código aberto que os desenvolvedores confiam hoje, e amplia o alcance das soluções que podem ser criadas no SharePoint, na nuvem e no local.

Ele já está sendo disponibilizado para clientes do Office 365. As Web Parts construídas com a estrutura podem ser adicionadas a páginas e experiências modernas e a páginas existentes.

Muito mais novidades do SharePoint 2016/SharePoint Online vem por aí e eu mal posso esperar para compartilhar isto com você!

Até mais!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *