Novidades no Office 365 Groups para Abril de 2017

Com mais de 85 milhões de usuários mensais do Office 365, não existe nada mais certo que clientes típicos. É por isso que a Microsoft constrói um Office que abrange as diversas necessidades do local de trabalho moderno, dando às equipes a escolha das ferramentas. Mesmo dentro de uma única organização, equipes diferentes muitas vezes têm demandas diferentes para as ferramentas de produtividade que usam todos os dias. O que é único no Office 365 é a capacidade de fornecer ferramentas que atendam a essas diversas necessidades – tudo em uma única plataforma gerenciável.

Aqui você encontra um artigo meu sobre o Office 365 Groups em sua primeira versão.

O suporte a essas equipes é entregue através do Office 365 Groups, um serviço de associação alavancado por milhões de usuários, que ajuda as equipes a colaborar no seu aplicativo de escolha, incluindo: Outlook, SharePoint, Skype for Business, Planner, Yammer, Power BI, OneNote e Microsoft Teams. O Office 365 Groups ajuda a estruturar, formatar e armazenar informações de forma acessível em diferentes aplicativos, mas permanece seguro e facilmente gerenciável.

Office-365-groups-update

Aprimoramentos para ajudar os administradores a gerenciar grupos

Um benefício chave dos Grupos do Office 365 é que qualquer usuário em sua organização pode criar um grupo e começar a colaborar com outros em segundos. A criação de autoatendimento é uma excelente opção para os usuários, mas sabemos que os administradores de TI precisam ser capazes de gerenciar facilmente grupos, obter informações sobre seu uso, controlar seus diretórios e garantir a conformidade dos dados do grupo. A Microsoft aproveita para, mediante este cenário, anunciar novos aprimoramentos para administrar os Grupos do Office 365 para suportar essas necessidades:

  • Restaurar grupos excluídos – Se você excluir um grupo do Office 365, ele será retido por padrão por um período de 30 dias. Dentro desse período, você pode restaurar o grupo e seus aplicativos e dados associados por meio de um novo cmdlet do PowerShell.

  • Políticas de retenção
    – Gerencie o conteúdo do grupo produzido criando políticas de retenção para manter o que você quer e se livrar do que você não precisa. Agora, os administradores podem criar políticas de retenção de Grupos do Office 365 que se aplicam à caixa de entrada e aos arquivos compartilhados do grupo em uma etapa usando o Centro de Segurança e Conformidade do Office 365.

  • Gerenciamento de rótulos
    – Com rótulos, você pode classificar e-mails e documentos do Office 365 Groups em toda a organização para governança e aplicar regras de retenção com base nessa classificação.

 

Isso adiciona ao amplo conjunto de ferramentas de gerenciamento de grupo recentemente lançadas para clientes do Office 365:

  • Acesso de convidado – Permite que você e sua equipe colaborem com pessoas de fora de sua organização, concedendo-lhes acesso a conversas de grupo, arquivos, convites de calendário e o bloco de anotações de grupo.

  • Atualizar Grupos de Distribuição para Grupos do Office 365
    – O Centro de Administração do Exchange oferece agora uma opção para atualizar Grupos de Distribuição elegíveis para Grupos do Office 365 com um clique.

 

Novos Grupos do Office 365 - Microsoft Exchange

 


  • Classificação de dados
    – Você pode criar um sistema de classificação de dados personalizável para grupos do Office 365, como não classificado, confidencial corporativo ou secreto.

  • Diretrizes de uso
    – Você pode definir diretrizes de uso para os Grupos do Office 365 – para educar seus usuários sobre as práticas recomendadas que ajudam a manter seus grupos efetivos e educá-los em políticas internas de conteúdo.

  • Azure AD Connect
    – Ativa o writeback de grupo no Active Directory para oferecer suporte a caixas de correio locais do Exchange. Consulte ” Configurar grupos do Office 365 com Exchange local ” para obter mais informações.

  • Associação dinâmica
    – Administradores pode definir grupos com associações baseadas em regras usando o Azure Management Portal ou através do PowerShell. A associação ao grupo geralmente é atualizada em poucos minutos, à medida que as propriedades dos usuários mudam. Isso permite fácil gerenciamento de grupos maiores ou a criação de grupos que sempre refletem a estrutura da organização.

  • Participação oculta
    – Se desejar que a associação ao grupo seja confidencial (por exemplo, se os membros forem estudantes), você pode ocultar os membros do grupo do Office 365 de usuários que não são membros do grupo.

  • Políticas de criação
    – Pode haver algumas pessoas em sua organização que não desejam criar novos grupos. Existem várias técnicas para gerenciar permissões de criação em seu diretório.

  • Relatório de atividade de grupos do Office 365
    – Esses relatórios incluem propriedades de grupo, mensagens recebidas e armazenamento de caixas de correio de grupo ao longo do tempo. Observe que você também pode alavancar o relatório de uso do site do SharePoint para rastrear o armazenamento de arquivos dos grupos.

 

O que vem por aí?

Como o Office 365 é um serviço de assinatura, podemos continuar aprimorando os recursos de administração com base nos comentários dos clientes. Aqui está um olhar para algumas das melhorias no nosso roteiro para os próximos três meses:

  • Política de expiração * – Em seguida, você poderá definir uma política que exclua automaticamente um grupo e todos os aplicativos associados após um período específico. Os proprietários do grupo receberão uma notificação por e-mail antes da data de validade e poderão estender a data de validade se o grupo ainda estiver em uso. Uma vez atingida a data de validade, o grupo será suprimido por 30 dias (e, portanto, pode ser restaurado por um administrador, se necessário).
  • Política de nomenclatura Azure AD * – Administradores poderão configurar uma diretiva para anexar texto ao início ou ao fim do nome e endereço de e-mail de um grupo, independentemente de onde o grupo seja criado, como o Outlook, o Planner, o Power BI etc. Ser capaz de configurar uma lista de palavras bloqueadas específicas que não podem ser usadas em nomes de grupo e confiar na lista nativa de milhares de palavras bloqueadas para manter seus diretórios limpos.
    Classificação padrão e descrição da classificação – Permitir que os administradores definam a classificação padrão do Office 365 Groups no nível do tenant usando cmdlets do PowerShell. Além disso, os administradores serão capazes de fornecer uma descrição para cada uma das classificações definidas.
    A classificação está disponível ao criar ou modificar um grupo entre aplicativos – Selecionar uma classificação de grupo estará disponível ao criar ou editar um grupo nos seguintes aplicativos do Office 365: Outlook, SharePoint, Teams, Planejador, Yammer e StaffHub.

Conforme as novidades forem sendo liberadas,  vou publicando aqui. Grade abraço, leitor!

Conheça meu canal de vídeos do YouTube   Conheça meu canal de vídeos do Vimeo        Conheça a minha consultoria especializada em soluções Microsoft!           Visite meu site de treinamentos EAD!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *