Microsoft Bookings

Imagina poder oferecer ao seu cliente autonomia para que ele mesmo agende um horário com você a partir de um aplicativo escolhendo data, horário e profissional que ele quer que atenda ele… imaginou? pois é! Hoje isto passa a ser possível com a solução Microsoft Bookings!

Veja uma demonstração do que o Microsoft Bookings pode fazer por você:

O Microsoft Bookings é um aplicativo móvel e online para pequenas empresas que oferecem serviços agendados para os clientes. Podemos enxergar uma perfeita aplicabilidade do Bookings em salões de beleza, escritórios de advocacia, clinicas médicas, SPA’s, provedores de serviços financeiros, consultores e lojas com perfil de autoatendimento. Ele tem três componentes principais:

  • Uma página de reserva/agendamento onde os clientes podem agendar compromissos com os membros da equipe que devem fornecer o serviço
  • Um conjunto de páginas voltados para empresas, baseado na web onde proprietários de empresas podem registrar as preferências de clientes, gerenciar listas de equipe e cronogramas, definir serviços e preços, definir o horário comercial e personalizar como os serviços e funcionários são agendados
  • Um aplicativo móvel de negócios voltado à proprietários de empresas que podem consultar todas as suas reservas, listas de cliente de acesso e informações de contato, podendo também fazer reservas manuais

 

Como funciona

Como com todos os aplicativos de Office 365, o Microsoft Bookings é um bloco no inicializador de aplicativos (hub do Office). Clique no bloco para iniciar o aplicativo:

Hub do Office

Na primeira vez que você abre o aplicativo, você verá a página inicial, que inclui uma navegação esquerda e três peças perceptíveis que te orienta durante a instalação e te  introduz à novos recursos.

Espaço de Trabalho do Microsoft Bookings

 

Pronto para começar?

A página de informações comerciais contém todos os detalhes que você normalmente encontra em uma empresa na página “sobre nós” de um site. Esses detalhes incluem o nome comercial, endereço, número de telefone, URL do site, logotipo e horário comercial.

As informações fornecidas aqui serão exibidas para clientes que acessam a página de agendamentos (conhecida como a Página de Reservas) e em mensagens e lembretes enviados pelo Microsoft Bookings.

Bookings_1

Bookings_2

Bookings_2.2

Bookings_3

Bookings_4

Suba o logotipo da empresa

Bookings_5

Bookings_6

Bookings_7

Bookings_8

Bookings_9

Bookings_10

Bookings_11

Bookings_12

Realize as configurações básicas prenchendo os dados da empresa:

Bookings_13

Bookings_14

Ocasionalmente, você desejará fechar seu negócio para feriados ou eventos da equipe e seus funcionários precisarão de um tempo com suas agendas desativadas quando eles estarão de licença médica, de férias ou indisponíveis por outros motivos.

Você pode agendar horários fora do calendário de reservas do Microsoft Bookings e os funcionários ficarão indisponíveis durante o tempo especificado. Depois que reabrir seu negócio ou seus funcionários retornarem para trabalhar, todos serão listados na página de reservas de acordo com suas horas de trabalho estabelecidas:

Bookings_15

Bookings_16

A página de Reserva é a página em seu website da onde os clientes podem agendar compromissos com você. Esta página é da plataforma Microsoft Bookings, que está incluído na assinatura do Office 365 Business Premium.

Bookings_18

Esta é a aparência da página de reserva:

Bookings_19

Aqui o cliente poderá escolher uma data livre, horário livre e atendente livre de sua preferência.

Bookings_20

No final do autoagendamento o cliente confirma a reserva preenchendo o nome dele, endereço de e-mail, número de telefone (opcional) e endereço físico (opcional).

É possível ainda usar um campo de solicitação específica para incluir qualquer observação que o cliente julgue importante:

Bookings_21

Na seção Clientes você tem o registro de todos os clientes que fazem agendamentos:

Bookings_22

Na seção Equipe você tem relacionada toda sua equipe de atendimento configurada para atuar no Microsoft Bookings.

A seção Equipe do aplicativo Microsoft Bookings é onde você pode criar sua lista de equipe e onde você pode gerenciar detalhes de membros da equipe como nome, número de telefone e endereço de e-mail. Você também pode definir horas de trabalho para cada membro da equipe.

Bookings_23

Neste nosso caso, como acabamos de configurar nosso Microsoft Bookings, precisamos adicionar os membros da equipe de atendimento:

Bookings_24

No processo de cadastro, você “puxa” o usuário do diretório de Office 365 e atribui um perfil de acesso à ele:

Bookings_25

Embora o Microsoft Bookings seja um recurso do Microsoft Office 365, nem todos os membros da sua equipe têm a necessidade de ter uma conta de Office 365. Todos devem ter, ao menos, um endereço de e-mail válido para que eles podem receber reservas e agendar alterações.

Bookings_26

Na seção Serviços você cadastra todos os seus serviços com a respectiva lista de precificações definindo também a modalidade de cobrança (por hora, preço fixo, por pessoa, etc.).

Quando você define suas ofertas de serviço no Microsoft Bookings você define, entre outras coisas, um nome de serviço, descrição, local, duração, lembretes padrão para clientes e funcionários, notas internas sobre o serviço e preços. Você também pode marcar os funcionários que são qualificados para fornecer o serviço. Em seguida, quando os clientes chegarem ao seu site de negócios agendar um compromisso, eles poderão ver exatamente quais tipos de compromissos estão disponíveis e quanto seu serviço custará. Eles também podem escolher a pessoa que desejarem para fornecer o serviço:

Bookings_27

Bookings_28

Bookings_29

Bookings_30

Bookings_31

Bookings_32

Bookings_33

Bookings_34

Bookings_35

Por fim você atribui o serviço à equipe desejada e finaliza o cadastro:

Bookings_36

Bookings_37

Achei a solução fantástica! Se eu tivesse um Pet Shop implantava ontem! rsrs. E você, o que achou?

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *