Resolvendo erro de acesso ao banco de dados SQL ao rodar o SharePoint 2013 Products Configuration Wizard

Logo_SharePoint_Troubleshooting

Em um ambiente de implantação com uma farm de dois servidores de SharePoint Server 2013 em cluster com balanceamento de carga + um servidor dedicado de banco de dados com SQL Server 2012, ao tentar rodar o SharePoint Products Configuration Wizard, recebi este erro aqui:

A0

Em alguns casos o erro pode ser diferente informando falha na tentativa de se conectar ao banco de dados de configuração do SharePoint, veja:

A

 

Isso ocorre porque no servidor de banco de dados aonde eu rodo um SQL Server 2012 eu possuo em Security>Logins apenas a permissão de banco de dados para o usuário criado especialmente para isso (acessar e gerenciar o servidor de banco de dados) e no servidor 1 da farm de 2 servidores de SharePoint Server 2013 eu estou usando um usuário destinado a realizar a instalação do SharePoint (CASSEMIRO\mauricio.cassemiro) que não possui permissão de acesso ao banco de dados de configuração do SharePoint no SQL; o banco de dados SharePoint2013_Config.

F.1

É necessário neste caso que o usuário que está realizando a instalação dos servidores que formarão a farm de servidores SharePoint tenham permissão de acesso ao banco de dados de configuração “SharePoint2013_Config”.

Para isso, acessamos o servidor de banco de dados SRV-SQL2012-1 e logamos com o usuário SQLADM que foi criado especialmente para gerenciá-lo nas etapas de instalação do servidor de banco de dados SQL na etapa 6 de instalação “Database Engine Configuration”, vejam:

3 - Database Engine Configuration

Este usuário deve ser quem loga no servidor SRV-SQL2012-1 mesmo que o usuário CASSEMIRO\mauricio.cassemiro tenha instalado o SQL Server 2012 pois este foi o usuário setado na instalação do SQL Server. Caso contrário poderá se deparar com um erro de autenticação e permissão negada ao SQL Server 2012 Management Studio.

Vamos entender o cenário:

6541841

 

Agora vamos acessar o servidor SRV-SQL2012-1 com o usuário CASSEMIRO\SQLADM e iniciar o SQL Server 2012 Management Studio:

D

B

Notem que a opção Windows Authentication já aparece setada pois foi a opção que escolhi na instalação do servidor SQL Server 2012:

C

Em Security>Logins, vemos que o único usuário que não é uma permissão padrão usando conta de serviço “NT SERVICE” no banco de dados é o “CASSEMIRO\SQLADM” pelo mesmo motivo acima explicado.

E

Adicionamos então o usuário local destinado à instalar os servidores de SharePoint Server 2013, o “SRV-SQL2012-1\mauricio.cassemiro” à Logins e logo em seguida setamos em Propriedades deste login os níveis de permissão deste usuário para que possa acessar o banco dos servidores de SharePoint em Server Roles:

F

G

H

I

J

Após estas configurações de permissões verificamos que o usuário foi adicionado aos logins do banco de dados:

K

Da mesma forma realizamos a configuração de permissão em banco de dados com o mesmo usuário de instalação da farm de SharePoint Server 2013 mas agora em domínio (CASSEMIRO\mauricio.cassemiro)

De volta ao primeiro servidor SharePoint Server 2013 que será o primeiro servidor Web Application da farm de SharePoint (no meu caso o servidor SRV-SP2013-1), avançamos novamente o  SharePoint Products Configuration Wizard e desta vez conseguimos sucesso na Step.

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

0 Comentários

  1. Tharsis Barros

    Parabéns mestre. Continue sempre contribuindo dessa forma. Abraço

    • Obrigado Tharsis! Próximo post de lab com farm de SharePoint Server 2013 vamos fazer juntos heim e eu publicarei aqui. Abs!

    • Obrigado Sérgio! É raro eu postar sobre troubleshoots solucionados de servidores locais mas de vez em quando sai alguma coisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *