Usando Microsoft Word 2010 para postar artigos no WordPress

Olá Pessoal!

A maioria dos meus artigos e posts são desenvolvidos com base no Microsoft Writer. Para quem usa WordPress, sabe que pode utilizar a inrface web do próprio serviço para editar e publicar online seus materiais, mas o que poucos sabem é que o Microsoft Word também pode fazer muito bem esse papel agregando beleza aos seus artigos e posts pois poderá usar os recursos de imagem avançados do programa para deixar sua publicação com formatação aparência profissional. O Microsoft Word é sem dúvida o processador de texto mais usado do mundo. Isso se deve à facilidade de seu uso, seus recursos e ferramentas avançadas. Nas versões mais atuais do Microsoft Word foram adicionadas algumas ferramentas interessantes, entre elas a possiblidade de publicar diretamente num blog.

Então se você gosta de fazer postagens a partir de aplicativos desktop, porém não quer utilizar todos os recursos oferecidos pelo Microsoft Writer, chegou a hora de aprender como configurar o seu Word para fazê-las automaticamente no seu blog WordPress.

Ativando O XML-RPC

Antes de iniciar o processo de registro de uma nova conta de blog no Word será necessário ativar o protocolo XML-RPC no WordPress. Isso é bem simples de ser feito. Basta acessar o Painel, ir em ‘Configurações > Escrita‘ e localizar a opção ‘XML-RPC‘ dentro da seção ‘Publicação remota‘:

O passo seguinte é marcar a opção ‘Ativar os protocolos de publicação XML-RPC do WordPress […]‘ e clicar em ‘Salvar alterações‘.

Configuração No Microsoft Word

Ao criar um novo documento, escolha a opção de fazer ‘Postagem no blog‘. No Word 2007 isso é feito clicando no botão do Office e depois em novo. Já na versão 2010 vá à guia Arquivo e clique em Novo. Estarei usando a versão 2010 nesse artigo, porém a interface das duas versões é praticamente idêntica, mudando apenas poucos detalhes.

Caso nenhum conta de blog esteja registrada, o seguinte aviso será emitido, com duas opções:

Clique em ‘Registrar Agora‘ para iniciar o assistente.

No caso de você ter clicando na outra opção, não fique desesperado, pois basta clicar no botão ‘Gerenciar Contas‘ da faixa Postagem no Blog

e então clicar no botão ‘Nova‘:

Assim continuando com o assistente será necessário informar o tipo de blog que você deseja configurar:

Escolha WordPress na lista de opções e clique em ‘Avançar‘. Na tela seguinte será necessário inserir os dados da conta e o local do arquivo xmlrpc.php:

Esse arquivo encontra-se na raiz da instalação do WordPress, portanto caso você tenha feito a instalação na raiz do domínio, basta informa-lo como está na figura. Antes de clicar em ‘OK‘, verifique nas ‘Opções de Imagens‘ se realmente está marcado Meu provedor de blog como provedor das imagens:

Se não estiver, selecione-o na lista e clique em ‘OK’. Com isso você volta à tela de opções da conta e URL de postagem. Confira se tudo está certo e clique em ‘OK’ para então finalizar o processo de configuração:

Assim que finalizado, um pop-up surgirá informando o sucesso (ou não!) da operação:

Em caso de falha, basta repetir o processo, conferindo com calma todas as etapas.

Pode acontecer também do próprio WordPress “bloquear” a comunicação por meio de algum plug-in ativado, como é o caso do Maintenance Mode. Enquanto o modo manutenção não estiver desativado, a comunicação não será feita com sucesso.

Mas caso tudo tenha ocorrido 100%, você será capaz de postar tranquilamente utilizando todas as facilidades do Word, sendo que o único limitador são as opões específicas de postagem.

Um grande abraço e até a próxima!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

0 Comentários

    • Não mesmo Edson. Embora o Microsoft Witer seja a melhor ferramenta para postar com recursos avançados e mais completos, o Microsoft Word cumpre bem esse papel para todas as horas. Conte com ele amigão se um dia estiver sem um Writer por perto!

    • Para posts em que não vai necessitar dos recursos avançados do Microsoft Writer, que é uma ferramenta dedicada para este fim, o Word cumpre bem esse papel =D

  1. Cristiano Mesquita

    Mauricio posso mostrar até em video que isso não está se realizando a do wordpress consegui registrar de primeira fiz teste de postagem e ficou 10 –
    mas a conta do blogger não consegui ate já gravei a tela só para tu me ajudar é com ela que eu gostaria de ajuda pois mantenho 2 blogs identicos – um no wordpress e um na blogger e o do blogger é o mais acessado e usado é com ele que eu gostaria de uma ajuda sua e obrigado

  2. Cristiano Mesquita

    quer ver o video

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *