Outlook não configura mas OWA sim–Usuário igual com ID diferente.

image

Semana passada me deparei com um erro comum no gerenciamento de usuários de Office 365: Exclusão de usuários duplicados (com mesmo ProxyAdress). Por padrão, ele irá ficar num período de retenção de 30 dias em “Excluídos”onde temos a opção de restaurar este usuário através do Portal do Office 365.

Ao excluir um usuário e criar outro com o mesmo nome podemos ter problemas na hora de configurar o Outlook do usuário novo utilizando o Autodiscover, pois ele ainda tentará localizar o objeto que está na lixeira causando conflito e implicando na não configuração do Outlook. Isso acontece porque o e-mail fica amarrado à um ID único para cada conta criada. Então mesmo que se exclua um usuário e se crie um segundo com as mesmas propriedades e endereço ProxyAdress, o ID que o Autodiscover do Outlook vai procurar é do objeto (usuário) que está em Excluídos na console. Não adianta configurar manualmente que o Outlook vai ficar solicitando intermitentemente a senha de autenticação.

1

 

A primeira coisa a se fazer é logar com usuário que possua perfil Admin Global. logue com este usuário no portal e vá até Gerenciamento>Usuários.

2

Após isso, selecione a check-box do usuário em questão e clique em Restaurar>Avançar

3

Percebam o seguinte:

O primeiro usuário foi criadodesta forma:

O primeiro foi excluído e o segundo usuário foi criado exatamente como o primeiro:

O que eu fiz aqui foi alterar o ProxyAdress/Alias (no processo de restauração do primeiro usuário que foi excluído anteriormente) de “mauricio.cassemiro” para “mcassemiro”.

Na verdade, não importa como vocês vão criar o novo alias. Ele é necessário apenas para recuperar a conta excluída e só se pode recuperar modificando seu ProxyAdress.

Pronto! seu problema está resolvido:

4

Agora só resta excluir o usuário editado (1º usuário excluído):

5

Agora, pode ocorrer de dar erro na desatribuição de ID para os dois objetos e este procedimento via console não vai resolver. Neste caso, iremos usar um procedimeto via PowerShell que Diogo Heringer postou uma vez para forçar essas configurações.Para forçar esta exclusão vamos seguir os seguintes passos:

1 – Conectar no Tenant do Office 365:

$livecred = Get-Credential

Connect-MsolService -Credential $livecred

$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange –ConnectionUrihttps://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic -AllowRedirection

Import-PSSession $Session

2 – Executar o comando abaixo para obter o “ObjectID” do usuário:

Get-MsolUser -ReturnDeletedUsers | fl UserPrincipalName,ObjectID

3 – Com o “ObjectID” vamos fazer a remoção permanente do usuário do Office 365:

Remove-MsolUser -RemoveFromRecycleBin –ObjectId [ObjectId]

4 – Pronto! Agora com o usuário removido permanente do Tenant do Office365 o autodiscover do Outlook irá funcionar normalmente!

Espero que tenham gostado!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *