Federação entre domínios e rede pública com Microsoft Lync™ 2010

O Microsoft® Lync™ 2010 permite que os funcionários se comuniquem com mais rapidez e eficiência com outras pessoas, dentro e fora da organização. A Federação estende todos os recursos de comunicação do Lync Server 2010 pela Internet para clientes, fornecedores, parceiros e outros. É o recurso que permite corporações se comunicarem através do Lync do Office 365. Habilitando a federação, será possível que duas empresas (com contas de office 365 e domínios distintas) se comuniquem plenamente utilizando o Lync.

Recursos principais e funcionalidade

Faça federação com seu parceiros confiáveis: Os administradores podem permitir federação com qualquer outra organização que execute o Lync Server 2010 ou versões anteriores, incluindo o Office Communications Server e o Live Communications Server.
Mantenha contato mais facilmente: Depois de habilitado, os usuários de uma organização podem adicionar usuários de outra organização às listas de contato, enviar-lhes mensagens instantâneas e ver suas informações de presença.
Desfrute dos recursos completos das Comunicações Unificadas: Os usuários podem escolher a melhor maneira de se comunicar para a tarefa em questão — voz, vídeo e outras — e podem transformar facilmente sessões de pessoa a pessoa em conferências com vários participantes.
Economize dinheiro: As comunicações federadas usam a Internet, não a rede de telefonia pública — ajudando a reduzir o dinheiro gasto nas contas telefônicas e nos serviços de conferência de terceiros.

 

Habilitando e configurando a federação

Para habilitar a federação no Lync online, primeiro entre como administrador e clique em GERENCIAR logo abaixo do Lync:

Na próxima tela, clique em FEDERAÇÃO DE DOMÍNIOS e depois EDITAR:

São apresentadas 3 opções, auto-explicativas. Selecione a que se aplica ao seu caso:

A partir de agora, basta que no cliente do Lync os usuários adicionem os contatos da corporação exterior.
Na outra aba, REDES PÚBLICAS DE IM, você ainda pode liberar o acesso de seus clientes Lync para a rede do Messenger:

Com essas etapas, sua empresa poderá entrar em contato com outras empresas que também utilizem o Lync (Online ou Lync Server) e se comunicar de maneira eficiente e grátis, sem abrir mão das diretivas de segurança aplicáveis ao Lync.

Na minha organização, uso a federação e isso me permite uma flexibilidade muito grande para estar conectado à parceiros, fornecedores e clientes que também usam Microsoft Lync ou Windows Live Messenger. Separei dois contatos de Lync e neles nota-se o ícone que os identificam como contatos federados:

316499316498

Note também que um contato corporativo com base em uma estrutura de UC Microsoft Lync também é identificado a partir de um IM Windows Live Messenger (rede pública), veja:

 

 

 

Em breve, videocast sobre federação de Lync… Aguardem…

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

0 Comentários

  1. Pingback: BPOS>>>Office 365: Entenda o que melhorou « Espaço de Mauricio

  2. Pingback: BPOS>>>Office 365: Entenda o que melhorou | CooperaTI

  3. Kairalah

    como eu faço para habilitar a opção de mudança de imagem…não esta aparecendo no meu lync…

    • Olá Kairalah!

      Determine o tamanho da sua imagem. Para determinar o tamanho de qualquer imagem, siga as próximas etapas.

      Vá até o site que tem as imagens que deseja usar.
      É possível determinar o tamanho da maioria das imagens clicando com o botão direito do mouse na imagem e clicando em Propriedades.
      Se não houver nenhuma seleção Propriedades ao executar a Etapa 2, clique em Salvar como Local e clique com o botão direito do mouse em Propriedades na imagem que agora está salva no seu computador.
      Por padrão, o tamanho máximo de uma imagem no Lync Online é de 30 KB. Dependendo do tamanho da sua imagem, proceda de uma das seguintes formas:

      * Se a imagem tiver mais de 30 KB, será preciso redimensioná-la e capturá-la, reduzindo-a até o tamanho necessário antes de continuar. Veja a seguinte seção sobre como alterar o tamanho da imagem.
      * Se a imagem tiver menos de 30 KB, você poderá carregá-la no Lync Online. Veja a seção sobre como carregar a imagem mais adiante neste tópico.

      Alterar o tamanho da imagem se ela for muito grande

      Caso não tenha uma imagem personalizada com menos de 30 KB, você poderá criar uma usando estas etapas.

      Vá até o site que tem a imagem que deseja usar e clique com o botão direito do mouse em Salvar como. Ou, abra a imagem no seu disco rígido.
      A imagem deve ter uma área de trabalho aceitável, que tem aproximadamente de 2,54 a 3,81 centímetros quadrados. Para ter uma área nesse tamanho, abra a imagem. Clique em Abrir com, selecione um programa (o Visualizador de Fotos do Windows é bom) e arraste os cantos até obter o tamanho necessário (ou seja, 2,54 a 3,81 centímetros quadrados para a área que deseja usar, em geral, apenas o seu rosto).
      Agora, é preciso capturar apenas a área da imagem desejada. Clique em Iniciar, em Todos os Programas, Acessórios e depois em Ferramenta de Captura.
      Na Ferramenta de Captura, clique em Novo e depois clique em Captura Retangular.
      Usando a Ferramenta de Captura, selecione a área que deseja incluir na imagem (normalmente, apenas o seu rosto), clique em Arquivo e clique em Salvar Como. Certifique-se de selecionar JPG como o tipo de arquivo.
      Salve o arquivo em um local no seu computador, como Minhas Imagens.
      Verifique o tamanho da imagem recém-salva para ter certeza de que ela tenha até 30 KB. Se ela tiver mais de 30 KB, certifique-se de que a imagem na tela seja menor ou capture uma porção menor da imagem.

      Carregar a imagem

      Quando você tem uma imagem no tamanho correto, realizando o procedimento anterior ou se já tiver uma imagem dentro dos limites de tamanho, carregue-a procedendo da seguinte forma.

      Vá até o site da imagem existente, como Windows Live, Facebook, LinkedIn ou Flickr.
      Crie um novo álbum (uma área em que você tenha uma coleção de imagens e que acessa clicando em Fotos no site).
      Verifique se o álbum está disponível publicamente selecionando Todos, Público ou o equivalente no site que está usando.
      Carregue a imagem do computador para esse álbum.

      Obter o endereço para colar no Lync Online

      Você precisa agora obter o endereço do local da imagem online, de modo que possa colá-la na opção Minhas Imagens no Lync Online.

      Vá até o seu site de imagens existente e navegue até o álbum na Web em que a imagem que deseja usar está. (Se ela não estiver lá ainda, veja a seção anterior sobre como carregar uma imagem.) Não use o endereço na parte superior da página porque ele estará incorreto. Ele fornecerá a página do site real em que você está e não a própria imagem. Em alguns sites, é preciso clicar na imagem até chegar a uma página que mostra apenas a imagem desejada. Por exemplo, com o Windows Live, você deve continuar clicando na imagem até a imagem ficar isolada.
      Clique com o botão direto do mouse na imagem e, em seguida, clique em Propriedades.
      Na caixa de diálogo Propriedades, clique com o botão direito do mouse na caixa de texto Endereço (URL) e selecione todo o endereço. Certifique-se de capturar todo o endereço porque somente as duas primeiras linhas são mostradas na caixa de texto. Você deve selecionar até ver a extensão de arquivo .jpg e o fim do endereço.
      Clique com o botão direito do mouse no texto selecionado, clique em Copiar e clique em OK.
      Abra o Lync Online e clique na imagem perto de seu nome.
      Clique em Mostrar uma imagem de um endereço Web. Clique com o botão direito do mouse na caixa de texto e clique em Colar para colar o endereço copiado.
      Clique no botão Conectar à imagem. Se você vir Conectado à imagem com êxito, clique em OK.

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida poste aqui novamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *