Microsoft Office SharePoint Workspace 2010

sharepoint-workspace

Muito fala-se de sites colaborativos SharePoint para equipes e times. Agora com o BPOS pertencente ao conjunto de serviços do Business Productivity Online Serviçes (atual Office 365 a partir de hoje) fala-se mais ainda sobre os poderosos recursos que este produto entrega. As capacidades do SharePoint 2010 funcionam em conjunto para ajudar a sua empresa a responder rapidamente às necessidades empresariais em mudança. Com o SharePoint 2010 os colaboradores podem compartilhar ideias e habilidades, criar soluções personalizadas para suprir necessidades específicas e encontrar as informações empresariais corretas para tomar melhores decisões.

sp_banner

Muitos desconhecem o poder que a suíte Microsoft Office tem dentro de um escritório, em laboratórios de instituições de ensino ou até em casa como ferramenta de trabalho para todos eles e pensam logo nos queridinhos e mais populares do pacote (na maior parte dos casos Word, Excel e PowerPoint). Alguns se aventuram no Publisher, no Access mas não utilizam toda a sua potencialidade não por não precisar ou por não ser útil, mas muitas vezes por não saber da capacidade e de poder produtivo e colaborativo que ferramentas como Project, Visio ou Publisher, por exemplo, têm. Pelos escritórios da vida em que já trabalhei, recordo-me de colegas que trabalho que eram treinados e capacitados a trabalhar com os recursos diferenciais e avançados que a ferramenta oferece para o usuário mas nunca o utilizavam por motivos bobos:

  • Vício da equipe/empresa em adotar ferramenta menos produtivas e menos apropriadas para desenvolver as atividades ( um exemplo clássico é teimar em usar Excel para gerenciar quantidades massivas de dados e tendo o Access como eficaz gerenciador de bancos de dados relacionais com seus recursos apropriados para consultas em tabelas, assistentes para relatórios, etc). Fazer o que todos fazem nem sempre é o melhor método de se conseguir produtividade. Se você não está infringindo nenhuma política da empresa, tem que mostrar seu diferencial usando ferramentas apropriadas para cada atividade e resultado que se queira alcançar. Tenha certeza que, a partir do momento, que sua equipe souber as vantagens, do ganho de tempo e dinamismo que soluções apropriadas trazem ao fazerem seu uso adequado; seu trabalho será valorizado e o resto da equipe irá querer aprender a usar a ferramenta e até a empresa passa a enxergar isso por causa de uma palavrinha mágica: “Produtividade”.
  • Medo de ser enxergado como “o colega de trabalho exibido”. Fomos fundo neste caso! entramos em uma questão psicológica que habita não só escritórios e cenários corporativos mas o âmbito da tecnologia e do conhecimento em geral aonde quem sabe mais é taxado como “o que apresenta soluções sempre diferentes das tradicionais”. A falta conhecimento de muitos profissionais e de muitas empresas é que limitam o acesso à ferramentas robustas como os aplicativos da suíte Office Professional e não ao contrário. Isso impacta diretamente nos resultados da empresa que perde em agilidade e ganho de eficiência!
  • Falta de percepção das oportunidades em potencial que aparecem a todo momento no decorrer do desenvolvimento das nossas atividades. Direcionar um aplicativo Office para uma determinada tarefa na empresa traz a mesma sensação de estar fazendo seleção de pessoal em que através das entrevistas (que podemos comparar com as oportunidades  que surgem no dia-a-dia para direcionar uma aplicativo Office como o melhor “candidato” a executar aquele trabalho com maior nível de produtividade) conseguimos captar o perfil que aquele candidato têm e assim o direcionamos para o cargo correto a fim de obter-se o melhor aproveitamento possível.

 

ProdutividadeZA101829455

Imagine tem em mãos, à disposição da sua equipe uma ferramenta que sincroniza as informações entre todos os membros estejam eles dentro ou fora d empresa, online ou off-line, Imagine ter sempre a mais recente e mais atualizada versão de um documento sempre que acessá-lo, calcule o quanto irá economizar com tempo para gerenciar cópias e mais cópias de versões de documentos. Imagine trabalhar em uma apresentação ou relatório ao mesmo tempo e que mais membros da equipe trabalham juto com você e que você pode visualizar em tempo real as alterações e quem as estão realizando, tendo oportunidade de aprovar, reprovar, barrar algo que poderia ser desperdício de esforços pão ser uma ideia que fosse ser aprovada mesmo depois de horas para desenvolvê-la. Você teria autonomia para decisões rápidas, eficazes, sua equipe estaria sincronizada todo o tempo, o acompanhamento do andamento de projetos real-time seria a chave para a máxima produtividade do seu time! Não estou falando de ficção tecnológica não pessoal, estou falando de algo que existe e que faz parte do nosso querido Office Professional Plus. Estamos falando do Microsoft Office SharePoint Workspace 2010.

Ficou curioso(a )?

Acesse meu screencast NESTE LINK ou no vídeo abaixo e saiba do que estou falando…

Criado por Mauricio Cassemiro–MTAC–Microsoft Technical Audience Contributor e Entusiasta de Office Brasil

 

Revolucione sua equipe, mobilize seu time, capacite-se e capacite-os para tirar o máximo de proveito possível da infinidade de benefícios que os aplicativos Office têm a oferecer para usuários!

Acesse aqui a página do SharePoint Workspace no Office.com e experimente todo o poder da Colaboração, Sincronização, Comunicação, Co-autoria e máxima Produtividade em Compartilhamento com sua equipe!

Mauricio Cassemiro

Profissional de TI desde 2010, especialista Microsoft, Microsoft Office Specialist (MOS) em Microsoft Outlook e MVP de Office Servers and Services no Brasil.

Website: https://www.mauriciocassemiro.com

0 Comentários

  1. Pingback: Instalando SharePoint Designer 2010 com base em um ambiente Microsoft SharePoint Online – Office 365. « Espaço de Mauricio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *